Santa Catarina paralisa atividades por uma hora em Defesa do SUS
O Conselho Superior das Entidades Médicas de Santa Catarina (COSEMESC) mobiliza médicos e profissionais que trabalham na área da saúde em todo o Estado para que na terça-feira (25), as atividades sejam paralisadas nos ambientes que atendem pelo SUS entre as 13 e as 14h.
“O movimento é nacional e aqui no Estado, para não penalizarmos a população que espera meses na fila por procedimentos, optamos por paralisar as atividades por uma hora”, explica o vice-presidente do Sindicato dos Médicos de Santa Catarina (SIMESC), Vânio Lisboa.
De acordo com Vânio, a falta de políticas públicas para a saúde ao longo das últimas décadas resultou no evidente colapso deste serviço no Brasil. “A situação não é diferente em Santa Catarina. A sociedade civil organizada mostra seu descontentamento em busca de uma solução rápida para a saúde pública brasileira”, reforça.
Entre os principais pontos do movimento estão a liberação de mais recursos para o SUS, que necessariamente inclui a regulamentação da Emenda 29, melhor remuneração aos profissionais da saúde, melhor assistência à população, abertura de concursos públicos, manutenção da saúde pública gerenciada por servidores públicos, planos de cargos e salários no SUS e revisão da tabela SUS.
“É um movimento que não envolve só os médicos. Envolve todos os servidores da saúde em todo o país. E envolve também a população, que convocamos para estar conosco nessa mobilização. “A participação responsável e solidária em defesa da saúde se faz necessária. A união de todos pode sensibilizar as autoridades responsáveis para mudar essa situação. Vamos cobrar dos nossos representantes ações positivas em benefício do SUS e da população. Alie-se a mais esta justa e democrática reivindicação”, conclui.
Deixe um comentário